10 dicas para adaptar acessibilidade em casa para idosos ou doentes
Acessibilidade em casa é coisa séria, principalmente quando se tem pessoas com mobilidade reduzida vivendo nos mesmos ambientes. Um elevador de acessibilidade, um piso tátil e até portas mais largas fazem toda a diferença para quem precisa de um apoio ao se locomover.
E é comum pensarmos que a acessibilidade em casa se aplica para residências com cadeirantes. A verdade não é bem essa: a mobilidade reduzida é justamente o que seu nome diz, algum fator que impede que alguém se locomova bem.
Assim, idosos, gestantes e pessoas temporariamente doentes também vão precisar de acessibilidade em casa. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo onde damos dez dicas para te dar uma força em tornar seus ambientes acessíveis. Vamos lá?
1 – Elevador de acessibilidade em casa
O elevador de acessibilidade em casa sempre aparece pelos nossos artigos, e não é por nada: eles são os mais indicados para resolver várias questões de acessibilidade em casa.
Com um elevador bem instalado, seus problemas com a locomoção segura já estão a meio caminho de se resolver. Você pode conectar a sala ao quarto, o quarto à cozinha, áreas externas e o que mais você quiser.
E tudo isso com simplicidade e facilidade de manutenção. Incrível? Mas nós só estamos começando…
2 – Elevadores para piscinas
Se você tem uma piscina em casa, muitas vezes as pessoas de mais idade acabam deixando de usá-la por receios de quedas.
Também pode ser bastante constrangedor precisar de ajuda para entrar e sair, além de que se banhar sem ninguém por perto pode ser difícil ou até impossível.
A acessibilidade em casa resolve todas essas questões. Com os elevadores para piscinas, você leva independência para as pessoas com mobilidade reduzida com facilidade e economia.
3 – Pisos emborrachados no banheiro
O banheiro é fonte de grande preocupação na hora de pensar a acessibilidade em casa para pessoas idosas. A água em contato com pisos mais escorregadios, como a ardósia e os porcelanatos, fazem com que cada banho deva ser tomado com muito cuidado.
Para deixar o ambiente mais seguro, o melhor é instalar aqueles pisos emborrachados, antiderrapantes, em posições estratégicas no banheiro.
A acessibilidade em casa, então, mais uma vez atua para a segurança das pessoas que precisam de mais cuidado e com mobilidade reduzida.
4 – Barras de apoio no banheiro
As barras de apoio são outra funcionalidade que devem necessariamente estar inserida nos banheiros de pessoas idosas ou doentes. Elas atuam da mesma forma que os pisos antiderrapantes, sendo um apoio a mais para prevenir acidentes.
5 – Escadas? Rampas!
Escadas são grandes inimigas de pessoas com mobilidade reduzida. Há o risco de quedas sempre presentes, mesmo nos menores desníveis, que podem ocasionar em fraturas e graves hematomas.
O que der pra você substituir por rampas, substitua. Você pode evitar obras demasiadas com rampas portáteis de aço, que podem ser instaladas e retiradas a qualquer hora.
6 – Móveis sem quinas
Mas a acessibilidade em casa não está necessariamente relacionada com adaptações pontuais e equipamentos. Na verdade, ela é quase um “estado de espírito” do lar, e isso inclui o estilo de móveis.
Evite móveis com muitas quinas e prefira aqueles que sejam mais acolchoados. Isso vai melhorar tanto a segurança quanto aumentar o conforto da sua família!
7 – Barras de apoio pela casa
Às vezes, ter barras de apoio só no banheiro pode não ser o suficiente. Especialmente em casos de pessoas mais idosas ou doentes, que podem ter um mal estar ou fraqueza em qualquer lugar da casa.
É interessante instalar algumas barras de apoio em posições estratégicas pela casa para dar mais segurança em caso de problemas no dia a dia. Corredores são uma boa pedida, assim como a área de preparo de alimentos e na varanda.
8 – Portas mais largas
Estabelecida pela NBR 9050, a largura das portas para contemplar a acessibilidade em casa deve ser de pelo menos 80 centímetros, e a altura 2,10 metros.
Assim, para o caso de cadeirantes, há espaço mais do que suficiente para que ele passe sem maiores desconfortos ou riscos à sua segurança.
9 – Iluminação dos corredores
Nem precisamos falar da iluminação dos corredores, não é? Para pessoas idosas ou que apresentam algum problema para enxergar, é fundamental que eles sejam bem claros e que haja um bom contraste para identificar as portas e os vãos livres.
10 – Tomadas mais altas
Pessoas idosas e gestantes também podem ter dificuldades para se abaixar. Portanto, deixar tomadas mais altas vai facilitar a vida dessas pessoas e ainda trazer muito mais segurança.
Se o seu imóvel tem as tomadas baixas, não tem problema. Existem várias extensões bem discretas para você aplicar a acessibilidade em casa!
O mais importante da acessibilidade em casa é fazer com que a residência inteira seja segura e fácil de usar por qualquer pessoa, com mobilidade reduzida ou não. Aplique essas dicas para que todo mundo consiga andar bem pelos ambientes!
Compartilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Ler mais!
10 dicas para adaptar acessibilidade em casa para idosos ou doentes
10 dicas para adaptar acessibilidade em casa para idosos ou doentes
Acessibilidade em casa é coisa séria, principalmente quando se tem pessoas com mobilidade reduzida vivendo nos mesmos ambientes. Um elevador de acessibilidade, um piso tátil e até portas mais largas fazem toda a diferença para quem precisa de um apoio ao se locomover.
11 Dicas para adaptar a acessibilidade em sua casa
11 Dicas para adaptar a acessibilidade em sua casa
Falar de acessibilidade é fundamental. Quase 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida, e garantir disponibilidade dessas pessoas vai além da inclusão social. No Brasil é lei que estabelecimentos comerciais e espaços urbanos, por exemplo, sejam acessíveis com relação à arquitetura.
10 dicas para quem mora com idosos e vai construir ou reformar
10 dicas para quem mora com idosos e vai construir ou reformar
Nessa fase – a terceira idade (ou melhor idade), atividades como trocar de roupa, preparar o próprio café ou dar uma caminhada no quintal podem ficar mais complicadas, e isso muitas vezes quer dizer que os idosos precisam de ambientes preparados para viver com mais autonomia e segurança.
10 sinais que provam que está na hora de reformar sua casa
10 sinais que provam que está na hora de reformar sua casa
Nossa lista apresenta 10 motivos para investir em uma reforma. Afinal, a casa mostra os sinais de que precisa de mudanças e cabe ao morador entendê-los. Confira!
“Pé direito”, o que é e para que serve?
“Pé direito”, o que é e para que serve?
A expressão “Pé Direito” é bastante utilizada na construção civil, na engenharia e na arquitetura, se referindo a um detalhe bastante importante na definição do projeto de construção ou reforma de imóveis.
O que é Retrofit corporativo?
O que é Retrofit corporativo?
Conhecido por muitos como a “cirurgia plástica” dos escritórios e edifícios, o retrofit nada mais é que modernizar ou otimizar um espaço corporativo visando o melhor uso do espaço. Bem feito, estas alterações podem até reduzir em até 40% o consumo da energia elétrica. Mas qual o momento certo de optar pelo retrofit ?
Vamos tornar seu projeto realidade!
Acreditamos que qualidade de vida e realização é a chave para uma vida mais feliz. Queremos fazer com que sua casa ou seu negócio seja um lugar onde você tenha plena satisfação e sinta-se realizado com todo o conforto no lugar que você idealiza!
Nosso horário
Segunda a sexta – 8:00-18:30 Hrs
Chama no WhatsApp!
(51) 98415-6220
Nosso e-mail
contato@porticoreformas.com.br