“Pé direito”, o que é e para que serve?
Além dela, também se ouve falar muito em pé direito duplo, pé direito alto e pé direito baixo, entre outros termos, no ramo da construção, deixando em dúvida quem não é desse meio.
O que significa o pé direito na construção? Qual a importância dessas expressões em uma obra? É sobre isso que vamos comentar a seguir, confira!
O que é “pé direito”?
O pé direito é a distância vertical entre o piso e o teto de um ambiente, sendo muitas vezes confundido com a altura da parede. A origem da expressão refere-se à distância medida em pés (unidade de medida muito utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido) e na posição direita em relação ao plano.
De maneira geral, a medida padrão do pé direito na construção vai de 2,70m a 3,00m (pode variar um pouco para baixo ou um pouco para cima), e o ideal é seguir essa recomendação, pois medidas muito diferentes dessas podem resultar em efeitos desagradáveis, como ambiente abafado ou dificuldade de limpeza e troca de lâmpadas.
Se a medida for inferior a 2,70m, pode se dizer que a casa tem o pé direito baixo. Nesse caso, o resultado é uma sensação de acolhimento e intimidade, mas ao mesmo tempo o ambiente ficará muito abafado, gerando uma sensação desagradável se o clima da região for quente.
Por outro lado, medidas maiores que 3,00m geram o que chamamos de pé direito alto. Nessa situação, há uma maior sensação de amplitude e frescor no ambiente, porém pode ficar muito mais difícil fazer a troca de lâmpadas e efetuar a limpeza, além de os gastos com material de construção serem maiores.
Para que serve?
O pé direito serve para definir a altura interna do imóvel, lembrando que as medidas não necessariamente precisam ser iguais em todos os cômodos. Em muitas casas, a sala pode ter o pé direito duplo, enquanto os demais ambientes apresentam a medida padrão.
Além disso, o pé direito na construção também ajuda a definir quais as características você quer para o seu imóvel, se deseja uma casa mais quente ou fria, mais intimista ou mais ampla, etc. A escolha da altura do pé direito influi ainda na quantidade de material que será gasto.
Por isso, é preciso pensar bem no projeto antes de iniciar a obra, dando atenção ao pé direito.
Pé direito duplo
Muitas pessoas optam por aumentar bastante a medida padrão, chegando a quase dobrar a altura entre o piso e o teto (ou forro). Quando isso ocorre, costuma se dizer que o imóvel apresenta um pé direito duplo.
Muito usado em ambientes sociais como sala de jantar e de estar, esse pé direito mais alto oferece maior entrada de ar e de luz, deixando o clima mais fresco no interior da habitação. Ele pode ser usado em apenas algumas partes da casa, seguindo uma forte tendência atual, valorizando a fachada, ou em todo o imóvel.
Compartilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Ler mais!
“Pé direito”, o que é e para que serve?
“Pé direito”, o que é e para que serve?
A expressão “Pé Direito” é bastante utilizada na construção civil, na engenharia e na arquitetura, se referindo a um detalhe bastante importante na definição do projeto de construção ou reforma de imóveis.
O que é Retrofit corporativo?
O que é Retrofit corporativo?
Conhecido por muitos como a “cirurgia plástica” dos escritórios e edifícios, o retrofit nada mais é que modernizar ou otimizar um espaço corporativo visando o melhor uso do espaço. Bem feito, estas alterações podem até reduzir em até 40% o consumo da energia elétrica. Mas qual o momento certo de optar pelo retrofit ?
O que devemos considerar na reforma do escritório?
O que devemos considerar na reforma do escritório?
Uma cara nova para a empresa? Ampliação ou reorganização do espaço? Melhora da qualidade do ambiente de trabalho? Seja qual for o motivo da reforma do escritório, sabemos que o objetivo é sempre obter mais qualidade e melhor estrutura no ambiente.
Reforma para valorizar seu imóvel
Reforma para valorizar seu imóvel
Veja quatro motivos para você começar a reformar o seu apartamento
10 tendências de decoração para 2020
10 tendências de decoração para 2020
Descubra as 10 tendências de decoração que chegam com força para transformar ambientes em 2020!
Comprar uma casa para reformar. Vale a pena?
Comprar uma casa para reformar. Vale a pena?
Quando se trata de realizar o desejo de construir o imóvel dos sonhos, comprar uma casa para reformar pode ser uma alternativa bastante vantajosa, desde que sejam tomados alguns cuidados importantes. Caso contrário, o prazer de ter um lar especialmente planejado por você pode se transformar em pesadelo.
Vamos tornar seu projeto realidade!
Acreditamos que qualidade de vida e realização é a chave para uma vida mais feliz. Queremos fazer com que sua casa ou seu negócio seja um lugar onde você tenha plena satisfação e sinta-se realizado com todo o conforto no lugar que você idealiza!
Nosso horário
Segunda a sexta – 8:00-18:30 Hrs
Chama no WhatsApp!
(51) 98415-6220
Nosso e-mail
contato@porticoreformas.com.br