8 erros comuns em construção e reforma
Construir ou fazer uma reforma muitas vezes é realizar um sonho, mas, sem os cuidados devidos, que um bom profissional pode lhe oferecer, muitas vezes acontecem erros, e o sonho, se torna um pesadelo. Nesta publicação, elencamos alguns erros que podem ocorrer em uma obra sem o devido cuidado que uma empresa com vasta experiência como a Pórtico pode lhe proporcionar.
Nesta matéria, o engenheiro Sérgio Lima, elenca alguns erros que já foram constatados em obras mal realizadas.
Chão sem caimento
Durante uma obra, muitos profissionais não verificam se o caimento do chão leva a água ao ralo. “O resultado são as poças que se formam em banheiros e quintais”, afirma Sérgio. O deslize também é frequente em cozinhas, varandas e duchas de piscinas. Se houver um engenheiro acompanhando a construção, ele é obrigado a exigir a verificação do caimento. Se, por uma maldição qualquer, seu banheiro tiver poças, só há um jeito: quebrar tudo e refazer. Dessa vez, direito!
Tubulação com “morrinhos” = água sem pressão
Água abaixo! Esse é o sentido natural do fluido vital para o ser humano. Em um bom projeto de hidráulica os canos sempre levam a água do ponto mais alto para o ponto mais baixo. Mas…nem tudo é perfeito nessa vida. E há construções em que não há projeto de hidráulica – isso é um problema pois há operários que fazem os chamados morrinhos na tubulação, contornando, por exemplo portas (ou seja, subindo os canos e, depois, descendo). “Quando a tubulação sobe e desce, a água pode perder a pressão e corre o risco de parar”, informa o engenheiro. Acontece isso na sua casa. Pobre paredes… O conserto significa um quebra-quebra danado.
Reformar a casa e não substituir a tubulação
A gente faz aquela plástica, puxa as rugas, esconde as bolsas sob os olhos, coloca botox, pinta o cabelo…mas as coronárias, pobrezinhas, carregam gorduras centenárias. Então, não tem jeito: reformou a casa, aproveita para olhar a tubulação e a elétrica ou você vai ter problema. “Uma clínica médica me chamou para solucionar um erro ocasionado por uma reforma. Eles haviam contratado um serviço de reforma, os profissionais haviam mudado a disposição dos canos, mas mantido a tubulação antiga. Muitos canos acumularam água e esgoto e começaram a liberar mau cheiro”, contou Sérgio.
Acúmulo de plugues em uma mesma tomada
Em seus projetos, os arquitetos planejam exatamente quantas tomada cada ambiente terá e, ainda, onde exatamente elas estarão. Muitos já planejam um excedente – estamos cada vez mais plugados…vai saber quantos buracos para colocar fio a gente terá que ter no futuro. Se você deixar para decidir isso no decorrer da construção pode ter problemas. Vai que o pedreiro decide da cabeça dele onde e como colocar tomada.. “É necessário, antes de uma reforma ou construção, planejar o local e a quantidade de tomadas em cada ambiente da casa. Isso evitará problemas futuros como o de sobrecarga”, afirma o engenheiro.
Potência do aparelho elétrico superior à da casa
Não dá para ser Popeye sem comer espinafre. Também não dá para ter um chuveiro mais potente se o circuito elétrico da sua casa não tem capacidade para abastecê-lo. “Muitos clientes me ligam após um chuveiro queimar. Já que queimou, eles querem aproveitar para usar um mais potente. Mas se casa não tem carga suficiente para um chuveiro poderoso, esqueça . É preciso dimensionar a carga dos aparelhos de acordo com o que estava planejado na construção”, informa Lima. Mesmo assim, se você é um cabeça-dura, se quer mesmo ter aquele chuveiro incrível, vai ter que trocar a fiação e, talvez, até o disjuntor que atende o aparelho.
Água que se infiltra pela janela
Deu aquela chuva e você pensa: “Será que eu fechei a janela?”. Chega em casa e, alívio, sim você fechou. Mas a água entrou do mesmo jeito e foi pela fresta que fica entre a esquadria e a parede. Na hora da instalação, muitos profissionais não passam silicone estrutural no encontro entre a janela e a alvenaria. A vedação fica incompleta.
Exagerar no peso em cima de estruturas
Você, que nunca fez exercício físico, decide jogar futebol. Que bacana, que legal! Sai correndo, feliz, atrás da bola. Duas semanas depois, começa a reclamar de dor no joelho. Daí, o médico fala: precisa fortalecer a musculatura, meu caro paciente. Acontece coisa similar na construção. Casas projetadas para ter dois pavimentos não podem ter três andares – a não ser que um reforço seja previsto. Aquele andar sobressalente, tão inocente, gera trincas na estrutura. Em um caso (real) bem grave, os moradores resolveram, num golpe de genialidade, aproveitar a cobertura da casa para fazer uma piscina. Na primeira vez em que piscina encheu, a casa caiu…(E isso aconteceu em um condomínio elegante de São Paulo). “Na última semana, fui chamado para consertar uma sacada de uma casa. Os moradores contrataram um pedreiro para construir uma floreira de concreto na sacada, só que a estrutura não aguentou o peso e cedeu. Esse erro não é frequente apenas em sacadas, mas em sótãos também”, informa Sérgio.
[Ver publicação original clicando aqui!]
Compartilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Ler mais!
8 erros comuns em construção e reforma
8 erros comuns em construção e reforma
Construir ou fazer uma reforma muitas vezes é realizar um sonho, mas, sem os cuidados devidos, que um bom profissional pode lhe oferecer, muitas vezes acontecem erros, e o sonho, se torna um pesadelo. Nesta publicação, elencamos alguns erros que podem ocorrer em uma obra sem o devido cuidado que uma empresa com vasta experiência como a Pórtico pode lhe proporcionar.
Infiltração – Como resolver?
Infiltração – Como resolver?
Apesar de ser um problema comum, uma infiltração pode trazer muita dor de cabeça. Afinal, se o problema não for resolvido de maneira eficiente, pode acabar comprometendo toda a estrutura da sua parede e, consequentemente, trazer riscos à estrutura de toda a construção.
Instalação Hidráulica – 6 dicas para ficar atendo na construção
Instalação Hidráulica – 6 dicas para ficar atendo na construção
Construir uma casa não é fácil, desde o projeto de planta até o projeto de iluminação, tudo precisa ser muito bem pensado e definido para que não haja complicações no dia a dia. O mesmo cuidado também deve ser aplicado à instalação hidráulica.
PORCELANATO: Conheça os tipos e saiba escolher o ideal para cada ambiente!
PORCELANATO: Conheça os tipos e saiba escolher o ideal para cada ambiente!
De todos os aspectos da decoração de uma casa, talvez o piso seja o que mais dê trabalho na hora da escolha. Dentre as opções, o porcelanato é o que mais têm agradado, devido às inúmeras facilidades trazidas por esse piso, como tamanho, brilho e gama de cores. Mas, uma dúvida é: como escolher o porcelanato ideal?
Instalação elétrica: Quando é a hora de reformar?
Instalação elétrica: Quando é a hora de reformar?
Muita gente só se depara com a necessidade de fazer a troca da instalação elétrica da casa em uma situação limite: quando há algum problema (muitas vezes grave) causado por uma fiação elétrica antiga e que apresenta riscos para o morador e para o imóvel.
Arquitetura e decoração industrial
Arquitetura e decoração industrial
O Estilo Industrial é urbano e atual, a opção perfeita para quem gosta de personalidade e simplicidade quando o assunto é decoração.
Madeira de demolição, paredes sem acabamento, pisos de cimento, referências ao passado e apetrechos feitos em casa são alguns dos elementos que caracterizam o estilo industrial, e que o tornou uma tendência.
Vamos tornar seu projeto realidade!
Acreditamos que qualidade de vida e realização é a chave para uma vida mais feliz. Queremos fazer com que sua casa ou seu negócio seja um lugar onde você tenha plena satisfação e sinta-se realizado com todo o conforto no lugar que você idealiza!
Nosso horário
Segunda a sexta – 8:00-18:30 Hrs
Chama no WhatsApp!
(51) 98415-6220
Nosso e-mail
contato@porticoreformas.com.br